logo
    Programação de computadores é tão importante que deve fazer parte da matriz curricular da educação básica. A internet, a interface, os aplicativos e tudo mais que tem processador é movido por uma linguagem de programação, ou seja, é tão essencial quanto o estudo da lingua portuguesa para o Brasil.
    A minha sugestão para uma das atividades nos laboratórios de informática é o aprendizado de uma linguagem de programação. Acredito que a programação de computadores seja fundamental para o desenvolvimento tecnológico.   
    O Linux educacional apesar de ser desenvolvido de software livre, engessa e limita a prática no laboratório de informática, se for possível instale um sistema Windows,  mesmo que não seja atual, não é travado por senhas burocráticas que criam dificuldades para vender facilidades, querendo privatizar o que é livre.
    Os laboratórios de informática estão mais para lanhouse do que para laboratório, já ouvi que o laboratório de informática era o lugar para onde os alunos eram levados quando faltava algum professor, triste, mas real.

Linguagem de programação em linhas de comando.
    Um computador só executa o que é programado para executar, e essa programação é por linhas de comando, que forma o software, o mesmo ocorre na web na conexão entre computadores, é impossível não pensar no aprendizado da linguagem de programação na escola. É fundamental que a linguagem de programação faça parte da grade curricular da educação básica, talvez o único conteúdo que realmente faça diferença no aprendizado se incluído na base curricular, base que não é a culpada pela situação medíocre em que se encontra nossa escola, se muda a base curricular por que não exige investimento sério, a situação é culpa da anarquia que o sistema outorgou ao aluno, que faz o que quer, protegido por lei, que o coloca em patamar acima do de professor.

Voltando ao assunto;  Programando em freeBASIC. Iniciação à programação de computadores.
    Já existem aplicativos que executam os algoritmos propostos aqui, a idéia é que estes vídeos sejam elaborados por alunos e professores e ajude o aluno memorizar as informações necessárias ao processamento das informações, à aquisição do conhecimento e sedimentação de sua aprendizagem. Nossos alunos usam as interfaces naturalmente, embora não relacionem os conceitos da matemática às ferramentas que utilizam, a intenção é desenvolver aplicativos relacionados ao conteúdo, melhorando o entendimento e memorização dos algoritmos e das operações aritméticas e lógicas, que no meu entender é essencial à aprendizagem, alem de ampliar o vocabulário na língua Inglesa.
    Não há duvida que o computador, uma ferramenta poderosa, tem velocidade e armazena grande quantidade de informação e aliado então à internet é incomparável. O computador é uma tentativa de imitar o cérebro humano, assim sendo, o melhor computador ainda é o nosso cérebro, que pensa, abstrai e aprende. É comum se ouvir, “o computador pensa” ou “o computador entende”, o computador só executa o que foi programado para executar, o que é facilmente compreendido quando se programa um computador. As noções de lógica de programação serão intuitivamente assimiladas no desenvolvimento dos aplicativos.

    A linguagem de programação que usaremos é o freeBASIC. Baixe FBIde + FreeBASIC em https://fbide.freebasic.net/download. Fica assim no painel de controle/programas e recursos no windows:
painel de controle
Algoritmo.
    Definição: representação esquemática de um processo (mostra a lógica de solução de um problema).
            algoritmo

    A minha sugestão para uma das atividades nos laboratórios é o aprendizado de uma linguagem de programação, que é fundamental para o conhecimento tecnológico.
    Seja um aplicativo, que apresente o conjunto dos números naturais com o número de elementos n determinado por você.
Pseudocódigo.
    Definição: escrita de um algoritmo sem as especificar uma linguagem de programação.
Escrita do programa.
    Usando pseudocódigo:
        Início
        Digite um número n
        De i = 0 até n - 1
        Faça i = i + 1
        Se i = n - 1
        Mostra i
        Senão fim.
 
Alguns comandos do freebasic e o que executam.
          comandooquefaz

Escrevendo o conjunto dos números naturais com determinado número de elementos.
    Nesse elementar exercício usaremos dois comandos; o for e o print,  teste-os!
clique em FBIde; em seguida, na barra de navegação, em (file); depois clique em (new).
    Então sua tela fica assim:
nova fila
    Onde aparece unnamed, ficará o nome do seu programa, quando salvá-lo.

    Escreva as linhas abaixo, e na barra de ferramentas clique na penúltima (figura verde), para rodar o programa. O que está após apóstrofo, é comentário, ou seja, não é necessário para rodar o programa!
comandofor
   
    Experimente colocar: ; após (print i) e veja o que acontece.

    Escreva o conjunto dos números naturais , com cinco elementos.
números naturais


    Ordenando números, em ordem crescente.
ordenar número


    Sendo a multiplicação a soma de parcelas iguais, escreva um programa que efetue multiplicação!
multiplicação

    Efetuando a divisão subtraindo o divisor do dividendo.
divisão

    Efetuando a potenciação de número natural.
potenciação


    Extraindo raiz quadrada de um número natural, com aproximação de centésimos!
raiz quadrada


    Alternativa ao wingeom e outros contrutores de gráficos na construção de gráficos simples, o desenvolvimento desses aplicativos agregam muito
 mais conhecimento, pois elaboram os aplicativos que constroem  os gráficos.
    Construindo gráficos de equções do 1º grau!
grafico equação do 1º grau


     Construindo gráficos de equações do 2º grau!
equação quadrática
 

    Escrevendo a sequência de Fibonacci.
sequência de fibonacci
   

    Figuras em movimento, ponto em movimento em um retângulo.
ponto em movimento

    Círculo em movimento.
circulo em movimento

    Sistema de cores.Faixas horizonrtais.
cores horizontais


    Ordenando números, em ordem crescente.
ordenar número

    Calculando o número de combinações.
calculo numero de combinacoes

    Combinando n números em combinações de r elementos. Esse programa foi adaptado de um de uma série de programas em várias linguagens
que faziam a combinação de números, o mais próximo ao freebasic era codificado na linguagem awk.
combinar n elementos r a r

     Combinando dezenas aleatórias. Nesse programa os elementos da matriz são combinados como no anterior, as dezenas preenchem os
 elementos da matriz e o conteúdo dos elementos é que são impressos, foi o artifício usado para combinar dezenas aleatórias.
combinar dezenas aleatoria

    Gerando todas as combinações de 60 números em combinações de 6 números, separados em 5 arquivos de 10.012.772 combinações, possíveis de serem abertos
com o Notepad++.
arquivando combinacoes


Autor: Iorípio