Programação de computadores é tão
importante que deve fazer parte da matriz curricular da educação
básica. A internet, a interface, os aplicativos e tudo mais que tem
processador é movido por uma linguagem de program
ação, ou seja,
é tão
essencial quanto o estudo da lingua portuguesa para o Brasil.
A minha sugestão para
uma das atividades nos laboratórios de informática é o aprendizado de
uma linguagem de
programação. Acredito que a programação de computadores seja
fundamental
para o desenvolvimento tecnológico.
O Linux educacional apesar de ser desenvolvido de
software
livre, engessa e limita a prática no laboratório de informática, se for
possível
instale um sistema Windows, mesmo que não seja atual, não é
travado por senhas burocráticas que criam dificuldades para vender
facilidades,
querendo privatizar o que é livre.
Os laboratórios de informática
estão mais para lanhouse do que para laboratório, já ouvi que o
laboratório de informática era o lugar para onde os alunos eram levados
quando faltava algum professor, triste, mas real.
Linguagem de programação em linhas de comando.
Um
computador só executa o que é programado para
executar, e essa programação é por linhas de comando, que forma o
software, o mesmo ocorre na web na conexão entre computadores, é
impossível não pensar no aprendizado da linguagem de programação na
escola. É fundamental que a linguagem de programação faça parte da
grade curricular da educação básica, talvez o único conteúdo que
realmente faça diferença no aprendizado se incluído na base curricular,
base que
não é a culpada pela situação medíocre em que se encontra nossa escola,
se muda a base curricular por que não exige investimento sério, a
situação é culpa da anarquia que o sistema outorgou ao aluno, que faz o
que quer, protegido por lei, que o coloca em patamar acima do de
professor.
Voltando ao assunto; Programando em freeBASIC. Iniciação à
programação de computadores.
Já existem aplicativos que executam os algoritmos
propostos aqui, a idéia é que estes vídeos sejam elaborados por alunos
e
professores e ajude o aluno memorizar as
informações necessárias ao processamento das informações, à aquisição
do conhecimento e sedimentação de sua aprendizagem. Nossos alunos usam
as interfaces naturalmente, embora não relacionem os conceitos da
matemática às ferramentas que utilizam, a intenção é desenvolver
aplicativos relacionados ao conteúdo, melhorando o entendimento e
memorização dos algoritmos e das operações aritméticas e lógicas, que
no
meu entender é essencial à aprendizagem, alem de ampliar o vocabulário
na língua Inglesa.
Não há duvida que o computador, uma ferramenta
poderosa, tem velocidade e armazena grande quantidade de informação e
aliado então à internet é incomparável. O computador é uma tentativa de
imitar o cérebro
humano, assim sendo, o melhor computador ainda é o nosso cérebro, que
pensa,
abstrai e aprende. É comum se ouvir, “o computador pensa” ou “o
computador entende”, o computador só executa o que foi programado para
executar, o que é facilmente compreendido quando se programa um
computador. As noções de lógica de programação serão intuitivamente
assimiladas no desenvolvimento dos aplicativos.
A linguagem de programação que usaremos é o
freeBASIC. Baixe FBIde + FreeBASIC em
https://fbide.freebasic.net/download.
Fica assim no
painel de controle/programas e recursos no windows:

Algoritmo.
Definição: representação esquemática de um processo
(mostra a lógica de solução de um problema).
A minha sugestão para
uma das atividades nos laboratórios é o aprendizado de uma linguagem de
programação, que é fundamental para o conhecimento tecnológico.
Seja um aplicativo, que apresente o conjunto dos
números naturais com o número de elementos n determinado por você.
Pseudocódigo.
Definição: escrita de um algoritmo sem as
especificar uma
linguagem de programação.
Escrita do programa.
Usando pseudocódigo:
Início
Digite um número n
De i = 0 até n - 1
Faça i = i + 1
Se i = n - 1
Mostra i
Senão fim.
Alguns comandos do freebasic e o que executam.
Escrevendo o conjunto dos números naturais com determinado número de
elementos.
Nesse elementar exercício usaremos dois comandos; o
for e o print, teste-os!
clique em FBIde; em seguida, na barra de navegação, em (file); depois
clique em (new).
Então sua tela fica assim:

Onde aparece unnamed, ficará o nome do seu programa,
quando salvá-lo.
Escreva as linhas abaixo, e na barra de
ferramentas clique na penúltima (figura verde), para rodar o programa.
O que está após apóstrofo, é comentário, ou seja, não é necessário para
rodar o programa!
Experimente colocar: ; após (print i) e veja o que
acontece.
Escreva o conjunto dos números naturais , com cinco
elementos.
Ordenando números, em ordem crescente.
Sendo a multiplicação a soma de parcelas iguais,
escreva um programa que efetue multiplicação!
Efetuando a divisão subtraindo o divisor do
dividendo.
Efetuando a potenciação de número natural.
Extraindo raiz quadrada de um número natural, com
aproximação de centésimos!
Alternativa ao wingeom e outros contrutores de
gráficos na construção de gráficos simples, o desenvolvimento desses
aplicativos agregam muito
mais
conhecimento, pois elaboram os aplicativos que constroem os
gráficos.
Construindo gráficos de equções do 1º grau!
Construindo gráficos de equações do 2º grau!
Escrevendo a sequência de Fibonacci.
Figuras em movimento, ponto em movimento em um
retângulo.
Círculo em movimento.
Sistema de cores.Faixas horizonrtais.
Ordenando números, em ordem crescente.
Calculando o número de combinações.
Combinando n números em combinações de r elementos.
Esse programa foi adaptado de um de uma série de programas em várias
linguagens
que faziam a combinação de números, o mais próximo ao freebasic era
codificado na linguagem awk.
Combinando dezenas aleatórias. Nesse
programa os elementos da matriz são combinados como no anterior, as
dezenas preenchem os
elementos da matriz e o conteúdo dos elementos é que são
impressos, foi o artifício usado para combinar dezenas aleatórias.
Gerando todas as combinações de 60 números em
combinações de 6 números, separados em 5 arquivos de 10.012.772
combinações, possíveis de serem abertos
com o Notepad++.